"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina" Cora Coralina

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Gincana Cresol Jaguaruna

No começo da semana a E.E.B Campos Verdes recebeu a visita dos membros da Cresol de Jaguaruna para a apresentação e para darem início a Gincana Interescolar da Cresol Jaguaruna.

Gincana Interescolar Cresol Jaguaruna
  A Cresol Jaguaruna iniciou no dia 10/08/2015 a gincana interescolar com seis colégios da rede estadual e municipal de ensino com turmas entre o 6º até o 9º ano, os colégios participantes são: Dalcy Avila de Souza, Marechal Luz, Osny Pereira, Campos Verdes, Antônio Joao Mendes e Luiza Nicolazzi.

  O objetivo principal deste projeto social da Cresol Jaguaruna, é despertar nas crianças e adolescentes o interesse pelo cooperativismo, na solidariedade na educação financeira e no conhecimento da história do município de Jaguaruna.

  O cooperativismo é algo além de um processo de organização da produção, baseia-se na solidariedade entre as pessoas. Solidariedade é um ato de bondade com o próximo ou um sentimento, uma união de simpatias, interesses ou propósitos entre os membros de um grupo. Desta forma estaremos auxiliando na formação de cidadãos comprometidos com a causa do próximo.

  Ação social é toda prática que promova inclusão social e fortaleça a cidadania de pessoas, ou parcela da sociedade, excluídas do sistema capitalista de produção e consumo, bem como aquelas em situação de vulnerabilidade social. Pode ser exercida por qualquer cidadão ou cidadã, mas a forma mais usual é a praticada por entidades da sociedade civil organizada (instituições filantrópicas e/ou sem fins lucrativos).

  

  A gincana terá 6 (seis) provas que classificará uma turma vencedora de cada colégio participante para disputar a final no dia 05/12/2015 no CTG Estancia do Retiro. Neste dia estará sendo realizado diversas provas sendo que a turma vencedora da gincana ganhará uma viagem ao Beto Carrero Word.
A primeira prova que está acontecendo é a arrecadação de alimentos, nestes dias 25 e 26 de agosto foi feita a coletas e pesagem dos alimentos nos colégios. O total de alimentos arrecadados foi de 2.608 kilos. Sendo a seguinte quantia por colégio:
• Dalcy Ávila de Souza 1.015 kg
• Luiza Nicolazzi Gomes (Olho D’Agua) 454 kg
• Osny Pereira 426 kg
• Antônio Joao Mendes (Camacho) 345 kg
• Marechal Luz 270 kg
• Campos Verdes (Campo Bom) 96 kg

  Um agradecimento especial aos alunos, diretores e professores que não medirão esforços para cumprir essa primeira tarefa.
A solidariedade das pessoas que doarão estes alimentos é o mínimo necessário que o ser humano precisa para se alimentar, nutrir o próprio corpo. É uma realidade cruel e desumana, que ainda tortura, desespera, humilha e mata pessoas de todas as idades e etnias. Sabemos que, com pequenas atitudes, podemos ajudar concretamente na luta contra a pobreza e a fome em nossa região.
  Esta prova de arrecadação gerou o despertar sobre a solidariedade dos jovens. Em relatos de alguns alunos ao pedir a doação de alimentos, constatarão que algumas famílias não tinham condições de doar 1 kg e sim necessitavam das doações. Estes alimentos estarão sendo doados a famílias carentes de Jaguaruna e para instituições beneficentes.
  As próximas provas a serem realizadas terão como tema o cooperativismo e a educação financeira, as provas serão divulgadas na página do Facebook da Cresol Jaguaruna, pois cada turma terá que fazer uma foto com o referido tema, onde a população terá acesso e poderá “CURTIR” as imagens e ajudar na pontuação das turmas.
  Em outubro teremos a prova relacionada a agricultura familiar e dos pescadores artesanais. Cada turma deve contar a história de uma destas pessoas, que seja sócio da cooperativa e fazer uma foto. Queremos que as crianças e jovens possam conhecer o trabalho dos nossos associados.
Em novembro a prova terá como tema o meio ambiente de Jaguaruna. Cada colégio recebeu um tema especifico para confeccionar um cartaz, sendo que o Osny Pereira ficou com o tema Rio Jaguaruna, Antônio Joao Mendes com a Barra do Camacho, o Dalcy Ávila de Souza com a história do Sambaqui, Marechal Luz sobre a expansão da área urbana e seus problemas ambientais, o colégio do Campos Verdes com o tema da Orla Marítima e o colégio Luiza Nicolazzi a área rural de Jaguaruna e nascentes da região do Olho D’Agua. Essa prova será apresentada em forma de cartaz onde esses cartazes estarão sendo disponibilizados em fotos na página do Facebook da Cresol Jaguaruna e também no dia da assembleia geral da cooperativa em 2016.

Fonte:https://www.facebook.com/cresol.jaguaruna/posts/517141248453259

Regulamento











Nenhum comentário:

Postar um comentário