"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina" Cora Coralina

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Trabalho de Biologia: estruturas de locomoção e mecanismos de reprodução de protozoários, rizópodes, ciliados, flagelados e esporozoários.

O trabalho foi realizado pela profª de biologia, Angélica, e os alunos da 2ª 01 teve por objetivo visualizar as estruturas de locomoção e mecanismos de reprodução apresentados pelos protozoários rizópodes, ciliados, flagelados e esporozoários.
Os protozoários são microrganismos unicelulares, sendo estes classificados em quatro grupos de acordo com o mecanismo de locomoção.

A primeira equipe apresentou a classe dos protozoários rizópodes que utilizam pseudópodes como estrutura locomotora, sendo as amebas os representantes deste grupo. 
A maquete representa a reprodução das amebas por cissiparidade ou bipartição, onde uma ameba se divide dando origem a duas novas amebas idênticas.



 Reprodução dos esporozoários, por esquizogonia

 Reprodução dos esporozoários, por esquizogonia


O último grupo, os esporozoários, são todos parasitas, não apresentam mecanismo de locomoção, logo todos são sésseis ou imóveis. Como exemplos nesse grupo temos o plasmódio causador da malária. ciclo repdoutivo da giardia lamblia por cissiparidade.